Posicionamento é a técnica pela qual o Marketing cria uma imagem ou identidade para um produto, marca ou empresa.
É o 'espaço' que um produto ocupa na mente do consumidor por meio de uma expressão ou frase, como por exemplo: “Skol – A cerveja que desce redondo”. Quando pensa naquela frase, ele se liga ao produto e, assim, tende a consumi-lo.
Abraham Shapiro, consultor externo da da empresa em Marketing e Vendas, fez considerações importantes sobre esta importante ferramenta de comunicação. Conforme Shapiro, "o posicionamento antigo da Belo era 'Seu escritório nunca mais será o mesmo'. Talvez esta frase tenha exercido algum efeito sobre os consumidores. Isto não foi medido. No entanto, o marketing atual da empresa foi estruturado sobre novos princípios e fundamentos, que levam em conta o relacionamento com clientes e as tendências gerais de mercado de modo mais intenso e métrico. Por estas razões, buscamos uma nova forma de comunicar a força da marca Belo Escritórios - que é, sem dúvida uma das mais fortes de todo o mercado nacional. Seguimos uma fonte de dados bastante significativa para chegar a uma nova proposta de posicionamento".
SOBRE ALICERCE SÓLIDO
É Shapiro quem esclarece: "Uma pesquisa recente, levantada pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, em Convênio com a Fundação Getúlio Vargas de S. Paulo e várias outras universidades mundiais, sobre o perfil esperado de executivos e dirigentes empresariais, constatou as seguintes situações:
• 67% dos entrevistados admitiram que seus principais gestores precisam aprimorar habilidades de liderança,
• 75% afirmaram sentir falta de competências como planejamento, visão e principalmente habilidades relacionadas à capacidade de decisão rápida e eficaz.
Assim, a opção feita para um posicionamento atual da Belo foi: 'Belo - Escolha de quem decide!' "
EXPLICANDO MELHOR
EXPLICANDO MELHOR
O consultor acrescenta: "O verbo escolher significa "manifestar preferência por alguma coisa, selecionar, separar o bom do ruim'. Decidir é 'tomar resolução, deliberar, resolver em favor de algo'. Quando se diz: 'Escolha de quem decide', o objetivo é comunicar aos potenciais clientes a segurança de que, ao decidirem pela compra de um escritório Belo, eles estarão fazendo a melhor escolha possível em termos de qualidade, design, charme, utilidade etc. E não é só. Queremos também comunicar a eles a convicção de que as pessoas que escolhem Belo são as que tomam grandes decisões, ou as decisões mais inteligentes. E isto é a mais pura verdade. Belo é a escolha de quem decide com a razão, com a emoção, com a intuição e com a alma", reitera Shapiro.
OUTDOOR
O primeiro outdoor de estrada comunicando este novo posicionamento, desenvolvido pela gestora de Marketing Beatriz Boock localiza-se na Rodovia PR 986, sentido Arapongas, do lado direito, pouco antes de chegar à Polícia Rodoviária.
Veja imagem a seguir:
Veja imagem a seguir: