domingo, 20 de março de 2011

A NOVA ESTRUTURA DE MARKETING DA MÓVEIS BELO

Móveis Belo desenvolve, em parceria com a Shapiro Consultoria, sua nova estrutura de Marketing com o papel de assessoria às ações do Departamento de Vendas.


A estrutura de Marketing da Móveis Belo foi criada pela Shapiro Consultoria - www.shapiro.com.br -  junto à atual diretoria da empresa.

Está submetida à Diretoria Administrativa e Financeira, sob gestão da Sra Rosana Cristina Belo de Freitas.

Fundamenta-se na ideia de concentrar e processar  informações para se converterem em facilidade às vendas por meio de estratégias realistas de novas oportunidades de crescimento, expansão de mercado, obtendo a satisfação de clientes, margens de interesse e desenvolvimento das pessoas que compõem todo o processo.

Consta das áreas de:

Comunicação e Mercado: responsável pela comunicação geral, mídias sociais, Internet; desenvolvimento de indicadores e métricas de mercado; conhecimento e análise de segmentos já atingidos e futuros; busca de novas oportunidades de mercado; proposta de treinamentos, identificação da concorrência – em linhas, produtos, preços e mercados –; confecção de catálogos e ferramentas visuais para as áreas de vendas – atacado e varejo –; e endomarketing. 

Desenvolvimento de Produtos: Análise de tendências nacionais e internacionais; conhecimento de diferenciais da Belo e da concorrência através de comparativos; design de novas linhas; captação e processamento de sugestões sobre produtos e linhas; promoção de treinamentos sobre produtos para as áreas de vendas – atacado e varejo –; confecção de manuais técnicos. 

Clientes: visa ao conhecimento do cliente nos quesitos satisfação – através do método da Pergunta Definitiva, de Freddy Reichheld – a ser pesquisada tanto junto a lojistas como a consumidores finais; abertura e gestão de um canal 0800 como Serviço de Atendimento ao Cliente, processamento do Customer Relationship Management (CRM); gestão de banco de dados de clientes – atacado e varejo. 

Segundo Abraham Shapiro, consultor externo e orientador do projeto,  a estrutura proposta irá atender com ampla utilidade o plano de ação em vendas da Móveis Belo - com suas marcas Belo e Belager - a partir de 2011, com entendimento completo e planejamento meticuloso de inserção da empresa nos novos modelos de negócios e relacionamentos que se implantam no país e no exterior através de variáveis negociais ainda desconhecidas, como: inflação global, alta competitividade na importação, dificuldade de repasse de altas na matéria-prima e insumos ao consumidor e comportamento evasivo ou não fidelizado de clientes. 

"Os tempos atuais exigem alto nível nas análises e planos antes da ação. Este é o objetivo da estrutura proposta à Móveis Belo" - declara Shapiro.